Vale a pena ser Professor? Formação, Carreira e Remuneração de Professores

Veja esta reflexão sobre a Carreira de Professor, a remuneração e outros aspectos envolvidos na atividade docente, como formação pedagógica, entre outros

Home » Educação

Ser ou não professor é uma questão difícil, pois os motivos que leva a se formar para atuar profissionalmente como professor são vários, e os motivos que impedem essa formação também podem ser vários. Salário, condições de trabalho, plano de carreira, aposentadoria, dedicação, entre outros. Todos esses fatores pesam na horá da escolha de uma profissão, a de professor não é diferente.

Segundo dados do Censo Escolar de 2007, a maioria dos professores normalmente trabalham em apenas uma escola e possuem um sala de aula com 35 alunos, e cerca de 63,8% dos professores trabalham em um único turno, 30,2% dos professores trabalham em dois turnos e apenas 6% dos professores trabalham em três turnos. A escolha de trabalhar em um ou mais turnos é do próprio professor, trabalha em qual ele achar ser melhor para ele.

Para exercer a profissão de professor, basta apenas que seja feita uma graduação em Licenciatura, nos institutos federais apenas é necessária essa graduação, mas de acordo com o plano de carreira, se você possui mestrado, doutorado ou até uma especialização prevê um aumento do salário por titulação.

A Formação para Professor

Para se habilitar em ser um professor é necessário que se tenha um grau de escolaridade que muda de acordo com a área em que pretende ser professor. Vejamos:

Licenciatura: deve-se fazer quando a intenção for ser professor na Educação Infantil, Ensino Fundamental ou Médio, é um curso de graduação que disponibiliza varias áreas da educação para se especializar, tais com Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia. Em todas essas áreas se forma para  professor.

Normal Superior: forma o professor para lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental, também é um curso de graduação.

Magistério: esse é um curso onde o professor ao se formar esta apto a lecionar na Educação Infantil.

Pedagogia: é um curso que se inclui na licenciatura, tem por objetivo formar professor da Educação Infantil e normalmente até o quinto ano do Ensino Fundamental.

Bacharelado: esse não é um curso que de ao professor habilidade para lecionar, mas sim dá ao professor o titulo de Bacharel.

Onde pode trabalhar um Professor

Um professor tem muitas escolhas sobre onde trabalhar, podendo escolher Escolas de Educação Básica, de Ensino Fundamental ou Ensino Médio e também em escolas de ensino profissional, tanto uma quanto outra se encontra em municípios e estados, podendo elas ser publicas ou privadas.

Além disse, existe também a educação superior, onde é possível atuar, mas neste caso é importante considerar que não os cursos de licenciatura que te habilita a dar aulas em faculdades. Geralmente, além da graduação de bacharelado, é necessário pós graduação, preferencialmente mestrado e doutorado.

Vale a pena ser professor?

Parece que a profissão de professor é uma daquelas mais desvalorizadas, pelo menos é conclusão que se chega com as inúmeras reclamações da classe com os baixos salários, as diversas situações onde a condição de trabalho não é boa, entre outros. Afinal, vale a pena ser professor ou não?

De fato a profissão de professor é bastante desmerecida em muitas situações, existe também aqueles profissionais que dão uma forcinha e desmerecem mais ainda de forma a fazer as pessoas acreditarem que não vale a pena ser professor.

As reclamações mais comuns são os famosos baixos salários, a longa jornada de trabalho que muitos se submetem para tentar compensar a baixa remuneração e também as condições de trabalho não muito favoráveis em boa parte das situações. São alunos desrespeitosos, violentos, pouco compromissados com os estudos e muitos pais indiferentes com a situação dos filhos. Esse quadro não é incomum e aparece e diversos cenários.

Mas ainda assim acredito que vale a pena ser professor, seja ele de educação infantil, educação básica, técnica, superior e outros. O motivo é que a profissão é muito nobre, afinal as letras que escrevo e que você lê são frutos do trabalho desses profissionais. O papel do professor para a sociedade é de extrema importância e portanto não dá para pautar o valor da profissão apenas pelo salário é preciso ter um olhar mais amplo. Mesmo na questão do salário a situação não chega a ser tão ruim assim, pois há muitos professore que recebem uma boa remuneração e se considerar o plano de carreira e outros benefícios, então financeiramente não chega a ser tão ruim. Claro que há regiões do país onde o quadro acima não se aplica.

Tipos de professores

No texto acima referi ao professor da escola básica voltada para os anos iniciais da educação ao ensino médio, mas a carreira de professor não se limita a isso, existe outras modalidades de ensino onde a presença do professor é necessária, como a educação superior, os cursos livres, a educação técnica e assim por diante. Leia o texto onde eu explico sobre os tipos de professores, a formação necessária de cada um, entre outras informações relacionadas.

Prós e contras de ser professor.

O professor Leonardo Freitas, conta que ainda vê coisas boas na profissão, por exemplo, segundo ele nesta profissão:

  • Está sempre conhecendo novas pessoas
  • Não existe rotina pré-estabelecida, o professor tem autonomia para decidir sobre a metodologia utilizada em sala de aula.
  • Ainda existe admiração ao profissional.
  • Férias duas vezes ao ano
  • Existe mercado de trabalho.
  • Influenciar e marcar a vida dos alunos.

Contras

  • Desvalorização
  • Levar muito trabalho para casa
  • Possibilidade de pegar doenças contagiosas
  • Salário

Então, vale ou não apena ser professor? A resposta depende muito de pessoa para pessoa, fato é que para ser professor(a) é necessário ter muita resiliência, paciência, prazer em ensinar, gostar de desenvolver pessoas e muita habilidade interpessoal, logo conclui-se que se a pessoa tem paixão por ensinar dificilmente ela ficará feliz em outro lugar, no entanto, se não tem a capacidade ou não gosta de lidar e desenvolver pessoas certamente se sentirá frustrada em pouco tempo.

Valer a pena ou não, certamente não depende apenas se o salário ou status estão de acordo com o esperado, um profissional completo e feliz na sua profissão encontra algo no que faz: significado. Encontrar significado no que faz traz inúmeros benefícios, como satisfação pessoal e alto rendimento, que sempre está presente nos melhores profissionais e o consequente sucesso profissional.

Agora basta você analisar e resolver se vale a pena ou não ser um professor.

Por Luis Ribeiro e Samara Gisch Ferreira

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.