Qual a diferença entre Senac e Senai, Sesc e Sesi

Conheça as diferenças e semelhanças dos Serviços nacionais de aprendizagem e dos serviços nacionais de promoção social, representados aqui pelo Senac e Senai, Sesc e Sesi. Veja as principais informações sobre as instituições e os sites para mais informações.

Home » Educação

A educação técnica ou profissional é de grande importância para o desenvolvimento de uma nação, pois ela possibilita a formação de pessoas para o mercado de trabalho de uma forma bastante rápida. O Brasil está muito bem serviço com inúmeras instituições, públicas e privadas, que ofertam cursos e programas de educação em todo o território nacional.

Entre essas instituições estão aquelas que fazem parte do chamado Sistema S, que além de atuação na área de educação técnica, algumas são destinadas à promoção social. Abaixo conheceremos algumas delas.

Sesc, Senai, Sesi, Senac e outros que fazem parte do chamado Sistema S são instituições bem tradicionais no Brasil e prestam um enorme serviço a comunidade brasileira na formação técnica, ensino regular e promoção social. Os nomes na verdade são siglas e talvez por esse motivo muitos podem não compreender a diferença que existe entre eles. Como eu trabalho a muitos anos em uma dessas instituições, gostaria de explicar a diferença entre Senac e Senai, Sesc e Sesi.

ATENÇÃO: As informações abaixo sobre essas instituições são de natureza pública, mas se você está interessado em informações de cursos, programas educacionais, bolsas de estudos, eventos e demais serviços que essas empresas disponibilizam, por favor, acesse o site das respectivas instituições, pelos links abaixo apontados.

Senac - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Senac que dizer Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, é uma instituição de educação profissional que oferece cursos técnicos e cursos livres em diversas áreas. O Senac, como o próprio nome diz visa a aprendizagem comercial, isto é, seus cursos são destinados a atender o comércio de uma maneira geral. Basta olhar para o catálogo de cursos do Senac para perceber isso. Com isso você não irá encontrar no Senac um curso de torneiro mecânico ou eletrônica, por exemplo, já que esses são mais voltados para a indústria.

Só no estado de São Paulo, o Senac atua em mais de 70 unidades, sendo escolas técnicas, centro universitário e dois hotéis escola. Tem mais de 6.500 funcionários, sendo que as mulheres são maioria no quadro de colaboradores.

A instituição tem uma preocupação grande com a qualidade de seus programas e desenvolve com frequência capacitação de seus profissionais, bem como o uso de metodologias ativas visando promover o ensino e aprendizado, respeitando as limitações dos alunos, bem como promovendo as diversas formas de aproveitamento do conhecido de cada um.

Conheça mais do Senac aqui: https://www.senac.br

Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Senai significa Serviço de Aprendizagem Industrial e a exemplo do Senac, ele é também uma instituição de ensino técnico, contudo os cursos do Senai são direcionados à indústria ou a formação de profissionais para atuar na esfera industrial. O catálogo de cursos do Senai mostrar claramente isso, pois tem cursos como mecânica, cerâmica, química, entre outros.

O SENAI é o maior complexo de educação profissional e tecnológica da América Latina. Em épocas de inscrições para os cursos, já vi a formação de filas que atravessam a noite na espera de uma vaga, acho que isto é um sinal da relevância desta instituição.

Conheça mais do Senai aqui: https://www.senai.br

Senac e Senai

Com o passar do tempo ambos evoluíram e hoje não podemos dizer que eles trabalham apenas na formação técnica, já que tanto o Senac como o Senai oferece cursos de graduação e pós-graduação.

Sesc – Serviço Social do Comércio

Assim como o Senac o Sesc também é subordinado ao comércio e a sua função é a promoção social. O Sesc atua na promoção social do trabalhador do comércio com programas, lazer, cultura, esporte, cursos e outras atividades voltadas para a melhoria da qualidade de vida.

As diversas unidades do SESC no Brasil tem algumas classificações, como: Centro de atividades, centro educacionais e centro de turismo e lazer. Esta última é mais completa e permite inclusive hospedagem, como acontece com a famosa colônia de férias do SESC em Bertioga no litoral norte de São Paulo.

Conheça mais do Sesc aqui: https://www.sesc.com.br

Sesi - Serviço Social da Indústria

O Sesi é o Serviço Social da Indústria e tem como função prestar assistência social aos trabalhadores da indústria, melhorando a qualidade de vida do trabalhador e sua família. E assim como o Sesc, o Sesi atua com programas de lazer, educação, cultura, esporte, cursos e outras atividades voltadas para atender ao trabalhador da indústria.

Conheça mais do Sesi aqui: https://www.sesisp.org.br

Diferenças

Embora exista diferenças administrativas, de perfil e outras particularidades, de uma maneira geral podemos afirmar que o quadro abaixo mostra com clareza o papel de cada uma dessas instituições.

ComércioIndústria
Cursos técnicos, graduação e pós-graduaçãoSenacSenai
Promoção SocialSescSesi

Perguntas frequentes

Estados em que o SENAC está presente

O SENAC está presente nos 26 estados da federação e no Distrito Federal. Em 2010 foram levantados dados de 1.913 municípios atendidos pelo SENAC.

Cursos à distância pela internet

O SENAC oferece cursos pela EAD, utilizando formatos variados, desde material impresso até recursos para pesquisas. Os preços e formas de pagamento serão negociados apenas pelo local de atendimento das unidades de cada estado.

Como posso me inscrever nos cursos do SENAI?

A pré-inscrição é feita pela internet, para fazer o processo basta entrar na pagina inicial, garantindo assim uma maior facilidade e comodidade para se inscrever nos cursos.

Se não houver vaga para determinado curso posso deixar meu nome na fila de espera?

Sim, existe um pré-cadastro de fila de espera que poderá ser acessado na pagina inicial do SENAI, porém o SENAI não garante que irá atender no dia e horário desejado, mais poderá abrir novas turmas para realização do curso.

Quais matérias serão necessárias no primeiro dia de curso?

Caderno para anotações, caneta, número da matricula, comprovação que pagou a mensalidade e um comprovante de depósito bancário.

Como solicitar uma visita do SESC a minha empresa?

Existe um formulário que está disponível na internet, preenchendo os dados você consegue entrar em contato com a filial mais próxima de você, ou poderá encontrar uma filial diretamente pela central de atendimento.

Filiais de Atendimento: https://sescgo.com.br/pt-br/site.php?secao=assistencia&pub=1772

Categorias atendidas pelo SESC?

O SESC disponibiliza quatro categorias:

  • Comerciário, dono de serviços e bens matriculado na instituição.
  • Dependente, depende do comerciário.
  • Conveniado, Trabalha em instituições do órgão de Estado.
  • Usuário, pessoas em geral sem carteira SESC.

Quem tem direito á atendimento pelo SESI?

Qualquer pessoa tem direito á atendimento, o diferencial são as categorias, usuário, comunidade em geral e conveniado (para a saúde e lazer).

Quais os convênios que podem ser firmados pelo SESI?

O SESI pode apenas firmar convênio com empresas do ramo de indústria ou comércio. Que sejam vinculadas aos sindicatos e tenham no mínimo 100 funcionários.

COMPARTILHE: Facebook Twitter WhatsApp




VEJA TAMBÉM:

 
QUER FAZER UMA FACULDADE GRATUITA? ESCOLHA UMA OPÇÃO:
© 2021 - Utilidade Pública: Tecnologia, Educação e Cidadania.
Este site usa cookies e ao continuar navegando, você concorda com a política de privacidade.